O segredo da adaptação escolar

Começar a vida escolar ou trocar de escola é um momento muito emocionante para as crianças e suas famílias, e pode ser igualmente desafiador. Habituar-se a um ambiente completamente novo, deixar os rostos conhecidos dos cuidadores e pais, brincar com novos brinquedos, dormir e se alimentar em um espaço diferente não são tarefas simples. Tudo isso exige passos corajosos da criança.

A forma como o processo de adaptação se desenvolve depende de fatores, que vão desde a personalidade da criança e sua forma de se relacionar com novos ambientes até a forma como ela se relaciona no ambiente familiar. Alguns desses fatores não podem ser mudados e afetarão a duração e o nível de intensidade da adaptação. No entanto, existem algumas formas de tornar este período de transição mais calmo e confortável para a criança e para a família.

Também não se pode perder de vista que cada criança experimentará e reagirá à adaptação de forma diferente, e, por essa razão, os pais e professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais e ao comportamento de cada uma, ou seja, o processo de adaptação é individual. Não é uma ação coletiva.

Algumas crianças podem chorar no primeiro dia, outras podem chorar por vários dias, e ainda há aquelas que simplesmente entram na sala sem nem despedir – ansiosas por iniciar as vivências do novo espaço. Os pais não têm nem a oportunidade de dizer tchau! Todas essas reações são naturais e, por mais difíceis que sejam para a criança e para os pais, é uma fase passageira.

Cada criança se acostumará com sua escola, criará um vínculo com seus professores e amigos e, antes que os pais percebam, ela conhecerá cada canto e recanto do novo espaço, assim como conhece sua casa. A escola, os professores e os amigos se tornarão a sua segunda casa, o local onde se sente confortável e as pessoas que lhe dão segurança para entrar em um mundo de diversão e aprendizagem.

Quanto tempo demora a adaptação?

Em geral, o prazo é de duas semanas. Os pais precisam estar disponíveis ou ter alguém disponível para apoiar a criança neste período. O tempo de permanência na escola precisa estar adequado ao nível de conforto da criança naquele espaço. Se uma criança já está pronta para ficar o dia inteiro é ótimo, mas se uma criança precisa que o tempo na escola progrida gradualmente, começando apenas com uma ou duas horas, isso também está ótimo.

Não importa o tempo de permanência, porque a adaptação começa, de fato, quando os pais vão embora. É importante que as crianças se familiarizem com o novo ambiente, os novos professores e os novos amigos. Além disso, é necessário que os pais acordem com a escola como será a rotina de despedida no espaço da sala de aula. Os pais nunca devem desaparecer da visão da criança sem informar onde estão ou para onde irão.

Ainda vale lembrar que para algumas crianças, a segunda semana pode ser mais difícil do que a primeira, pois a excitação de um novo ambiente passa e a criança percebe que não se tratava apenas de um espaço legal, mas de uma nova rotina. Seja com choro na primeira, ou na segunda semana, a criança irá se adaptar.

Como facilitar esse processo de adaptação?

Prepare a criança para o que está por vir: converse com seu filho sobre a nova escola/turma, sobre os novos amigos e professores, sobre as novas aprendizagens. Visite a escola antes do início das aulas para que a criança possa conhecer o espaço e já se familiarizar com professores e funcionários.

Brinque de escola: a dramatização é uma forma de praticar situações comuns na escola, como “hora do lanche”, “hora da brincadeira”, “hora da história”. Tudo isso oportuniza aprender sobre um assunto desconhecido, por exemplo, as regras e os horários diferentes dos habituais da sua casa.

Leve um objeto de apego: um brinquedo, uma naninha, uma comidinha preferida auxiliam a criança a não se sentir tão distante de sua rotina e de sua casa neste primeiro momento.

Despeça-se rapidamente: não é fácil deixar nossos filhos na escola, ainda mais quando são pequenos e estão chorando. Mas a despedida pode ser breve e carinhosa. Diga a criança, de forma que ela compreenda, a hora que você irá retornar. Se possível, a criança deve andar sozinha (sem colo) e você precisa deixar espaço para os educadores se aproximarem de seu filho. Isso transmite segurança.

Mantenha a calma: as crianças sentem nosso estado emocional. Se estivermos calmos, a criança perceberá, assim como o contrário. Se isso estiver sendo muito difícil, respire fundo e considere pedir apoio para outra pessoa de sua família.

Evite estresse em casa: o período de adaptação gera um certo estresse para cada criança, por isso ter um ambiente familiar descontraído e leve é muito importante nesse período. Não é o momento adequado para exigir que todos os brinquedos estejam no lugar. Haverá tempo para essas organizações.

A adaptação não é um processo linear, ela pode ter idas e vindas. Após um feriado, um período de doença ou férias, pode ser necessário retomar o processo de adaptação. Então, não há nada de errado com a criança ou com a escola. Simplesmente é assim que funciona e tudo acabará super bem. O segredo é respeitar o tempo da sua criança.


E, aqui, eu indico alguns livrinhos que podem ajudar neste processo de adaptação das crianças neste novo ambiente.